terça-feira, 5 de julho de 2011

5 de julho

No dia 5 de julho acontecem vários fatos importantes, como a fundação do Exército da Salvação, aniversário da cidade de Itaguaí, no Rio de janeiro, Brasil; aniversário da cidade de Beberibe no Ceará, Brasil. Mas neste mesmo dia, precisamente no ano de 1993, algo peculiar acontecia em uma longínqua cidade. Um cordão umbilical era cortado, o primeiro sopro de oxigênio chegava aos pulmões ainda virgens de um menino que findava uma espera de muitos anos, dando início a uma trajetória social diferente do restante da sociedade. A peculiaridade não se deve ao nascimento em si, mas do personagem que ali nascia. Certa vez tentei definir com uma palavra, mas acabei descobrindo tantas que fiquei sem adjetivos o suficiente. Por isso acredito que preciso criar uma nova categoria, uma nova classificação para encaixá-lo, mas meu intelecto ainda não permite. Esse tentar encaixar (entenda colocar na caixa) algo ou alguém que está além do conhecimento humano, ou podemos chamar grosseiramente de “a frente do nosso tempo” ou “vanguardista”, acaba por enfraquecer, ferir, esmagar a potencialidade ou capacidade que essa “coisa” tem a oferecer. E o tempo todo seus excessos e suas arestas estarão incomodando quem as encaixotaram, pois devem ser aparadas ou lapidadas a todo instante, crescem descontroladamente buscando espaço, ansiando pela liberdade que lhe foi podada.

Este seria o prólogo da personalidade deste ser nascido no dia 5 de julho de 1993 e sob signo de câncer. Pois eu faria um livro ao tentar definir algo que não se define, que não se encaixa, que não é estático, que não se prevê, que de alguma forma mantém o mistério necessário para obter uma surpresa por dia, como uma fonte inesgotável de presentes bons e ruins dependendo do seu dia de sorte. Fonte esta, que não é negociável, assim como a fonte da juventude ou da vida eterna, pois ela só funciona com você e para você, mesmo que tudo isso seja apenas fruto da sua imaginação nada te faria deixá-la, algo te prende a fonte, um feitiço quem sabe, aquele mesmo que te faz acreditar que ela é inesgotável.

De todas as comemorações importantes e oficiais que citei no começo, nenhuma tem a grandiosidade comparável ao nascimento dele, nenhuma tem a grandiosidade comparável ao que ele já fez e fará um dia, ao menos para mim, pois a fonte só revela sua magia e seu poder quando não há céticos por perto, pois é da crença em seu poder e magia que a fonte se alimenta, enquanto houver alimento a fonte será inesgotável. E todo dia agradeço pelo dia 5 de julho e por ter essa fonte em minha vida, mesmo que hoje, não tão perto como antes. Mas vocês devem se perguntar pra que ela serve… Só descobre quando a tem ela por perto, como eu disse, não é possível definir. Saberá quando a encontrar, não é qualquer ser humano que tem a sorte de conhecer sua magia e seu poder.

Eu te amo te amo te amo, sem pausas e com muita saudade.

Lucas Montenegro, Feliz Aniversário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário